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Colégio CETEB tem projeto aprovado em Conferência Nacional de Matemática

Já imaginou aprender sobre o mosquito aedes aegypti através de termos matemáticos? Foi dessa maneira que os estudantes do 1º ano do ensino médio do Colégio CETEB, orientados pelo professor de matemática I, Wedeson Costa, desenvolveram um estudo sobre o mosquito, recentemente aprovado na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática.

Fruto da proposta de ensino do Colégio CETEB, a pesquisa, pensada durante a Jornada Pedagógica, teve como foco inicial a discussão sobre os impactos causados pelo mosquito na sociedade. O professor levou a seguinte problemática à turma de 1º ano: analisar a reprodução do mosquito e os impactos consequentes desta reprodução. Os estudantes coletaram e analisaram dados, sempre conectando as informações aos termos matemáticos.

Durante a pesquisa, professor e estudantes constataram que são as fêmeas, as responsáveis pela propagação da doença e, direcionaram a elas, o foco da pesquisa. A partir das análises começaram as desenvolver estudos matemáticos através da lei de formação, que são funções de 1º grau. De acordo com o Professor Wedeson, propostas como estas são oportunidades para novas percepções: “A pesquisa, coleta e manipulação de dados trazem um repertório diferente para o estudante”, afirma.

Realizar atividades de iniciação científica ainda no ensino médio é uma maneira de estimular a capacidade de pesquisa nos estudantes, segundo o Coordenador de Ensino, Gledston Carneiro. “O desenvolvimento de projetos como esse, permite ao estudante despertar a sua vocação para pesquisa e naturalmente desenvolver um espírito ético e consciente do seu papel na sociedade”, completa.

O projeto será apresentado na X Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática que acontecerá em Maringá, no Paraná, entre os dias 23 e 24 de novembro; o Professor Wedeson Costa estará no evento representando o Colégio CETEB.

Para a Diretora Pedagógica, Lúcia Machado, a aprovação de um Projeto em uma Conferência Nacional, nada mais é do que o reconhecimento e valorização do trabalho do professor: “É a validação que a escola está desenvolvendo o que se compromete em seu Projeto Pedagógico. A sensação é de dever cumprido”, completa.

 

 

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