Estudantes do Ensino Médio do Colégio Ceteb apresentam projeto finalista na Febrace para membros dos conselhos de administração e fiscal da Ceteb

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (21) na sede do colégio Ceteb, uma reunião conjunta dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da CETEB.

Durante a reunião, os alunos do 2ª ano do ensino médio, Isaías Victor Ribeiro de Oliveira (16), João Victor Nascimento Costa (15), Kallil de Araújo Nassif (18), fizeram  uma apresentação sobre o aplicativo WITSU: UM SISTEMA PARA PREVER E EVITAR SUICÍDIOS NO BRASIL, aprovado como finalista na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

O conselheiro Wilson Prado, diretor de controladoria da empresa Próton Sistemas, afirmou ter gostado bastante do projeto apresentado pelos alunos “Eu não tive muita surpresa com relação a encontrar aqui um projeto como esse, premiado e escolhido para um evento nacional de ciências, considerando  que a Ceteb é uma Associação que tem seu histórico positivo em seus empreendimentos educacionais. Este projeto tem uma particularidade fundamental no requisito  de saúde pública.”

O membro da direção do CIS (Centro Industrial do Subaé) e conselheiro da CETEB , Guilhermino Alves Vacarrezza, parabenizou a iniciativa do colégio Ceteb “Primeiramente eu queria parabenizar a iniciativa do colégio Ceteb, que disponibilizou a matéria de Iniciação Científica, então de início temos que parabenizar a instituição pela participação na FEBRACE, é uma iniciativa muito boa. Os meninos são muitos inteligentes, tiveram uma ideia brilhante para ajudar o próximo.”

O diretor e superintendente, professor Claudenir Machado, aproveitou o encontro para divulgar a campanha de arrecadação para cobrir os custos das viagem dos alunos para São Paulo, local onde irá ocorrer o encontro da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Witsu – Um sistema para prever evitar suicídios no Brasil

O WITSU surgiu a ideia dos estudantes em desenvolver um sistema que a partir dos dados informados permita se antecipar aos pensamentos e atitudes negativas pertencentes ao perfil de um suicida, vai oferecer o tempo necessário para evitar o surgimento de mais problemas.

O projeto consiste em prover o desenvolvimento de um aplicativo para prever e evitar indícios de suicídio, assim como facilitar a comunicação com uma equipe especializada para oferecer os recursos necessários para que o perfil identificado e a tentativa de suicídio não ocorram.

A FEBRACE acontecerá no período de 12 a 16 de março na USP (Universidade de São Paulo) em São Paulo. A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza na Universidade de São Paulo uma grande mostra de projetos.

Apresentação do App Witsu na reunião do conselho administrativo e fiscal da Ceteb | Foto: Assessoria de comunicação Ceteb