Notícias

1ª Café Encontro de Pais no Colégio Ceteb- Ensino e aprendizado: Um modelo híbrido.

Ocorreu ontem (22), às 18h, na sede do colégio no colégio Ceteb, o 1ª Café Encontro 2018.1 com tema: Ensino e Aprendizado – Um processo híbrido. O evento contou com a presença de pais, mães e responsáveis para uma noite de muito conhecimento.

O evento marca o início do terceiro ano de funcionamento do colégio Ceteb na jornada educacional na cidade de Feira de Santana, permanecendo com o processo sócio-individualizado, fortalecendo ainda mais seus pilares, e no ano de 2018, traz uma nova novidade para o currículo escolar.

O evento foi iniciado pelo presidente do conselho de administrativo Sr. Mario César De Oliveira Carvalho e o conselheiro administrativo Wilson Prado, que falaram um pouco sobre o papel e a importância que a Associação Ceteb tem para com a comunidade de Feira de Santana.

Durante o encontro, a direção do colégio apresentou aos pais e responsáveis, a nova proposta de ensino, e na mesma oportunidade os alunos do 2ª ano, Isaías Victor Ribeiro de Oliveira (16), João Victor Nascimento Costa (15) e Kallil de Araújo Nassif (18) fizeram mais uma apresentação sobre o projeto Witsu – Um sistema para prever e evitar suicídios no Brasil.

A coordenadora pedagógica do colégio, professora Lúcia Maria Machado, reforça a importância do contato entre colégio e a família “Nossa intenção é reafirmar o compromisso da escola quanto uma instituição social, promover uma maior integração entre os conselhos fiscais e administrativos, a comunidade educativa com a família. Apresentar os nossos parceiros, como a Unifacs (Universidade Salvador) e a Editora Morderna com o projeto Compartilha. Por fim, nossa maior intenção é estreitar mais os laços entre família e escola, visto que sem essa parceria, o desempenho da escola e dos estudantes fica comprometido”.

Helena Souza dos Santos, mãe da aluna Laura dos Santos Gomes (1ª ano) esteve presente no encontro e afirmou ter ficado encantada com o evento “Gostei muito do encontro, foi uma reunião bastante informativa e esclarecedora, atingiu o objetivo estabelecido desde o primeiro contato, além de quê a escola tem o cuidado de ser bastante acolhedora com as famílias”.

Ensino Híbrido

A modalidade de aprendizagem híbrida, o blended learning, busca combinar práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desemprenho dos alunos em ambos os ensinos.

Embora o conceito de “blended learning” seja mais difundido no capo da educação, tanto no âmbito universitário ou fora dela, é um termo de assumiu diferentes denominações, como “Aprendizagem Híbrida”. Mas o seu significado é consensual. Implementar um modelo híbrido (atividades presenciais e a distância) de educação exige uma estratégia de mudanças onde o primeiro passo é identificar entre os colaboradores que estão interessados em participar desta mudança.

O ensino híbrido abre espaço para trabalhos em equipe de forma como nunca antes havia sido possível, pois abre espaço dinâmico para o pensamento crítico. Os estudantes passam a dominar os assuntos a partir de aulas online e ao gostarem, se aprofundam mais do conhecimento e levam perguntas como curiosidade para as aulas presenciais.

Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor.

1ª Café Encontro de Pais – Ensino Médio Colégio Ceteb